Medicamentos vencidos são encontrados na secretaria de Saúde de Santa Rita

IMG-20140826-WA0007
Caixas de medicamentos vencidos se amontoam na farmácia da secretaria

Dezenas de caixas de papelão com medicamentos vencidos foram encontrados na farmácia da secretaria municipal de saúde – SEMUS, em Santa Rita.

Quando comprado, o prazo mínimo de validade de medicamentos é de até 18 meses, mas os remédios estão desde o ano passado em condições impróprias para consumo.

São antibióticos, medicamentos de uso contínuo para o tratamento de diabetes, controle da pressão arterial, antivirais do tipo Tamiflu, uso pediátrico, odontológico entre outros.

Uma verdadeira ameaça à saúde pública, e o mais impressionante é que os pacientes que dependem desses remédios não encontram na farmácia da secretaria municipal de saúde, aí o jeito mesmo é ter que comprar para não correr o risco de morrer.

Uma aposentada por nome Maria do Carmo, de 63 anos, carrega na bolsa receitas de janeiro de 2014. Apesar da dificuldade de locomoção, dona Maria do Carmo, que reside na zona rural de Santa Rita, já esteve várias vezes na farmácia da secretaria municipal de saúde desde o início do ano para obter medicamentos, que combatam o avanço do diabetes.

Todas às vezes a resposta dos atendentes era que o produto estava em falta. A aposentada se revoltou quando soube que o medicamento que ela tanto precisa está aos montes com datas vencidas. [com edição, Santa Rita em debate]

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>