OLHA AÍ COMUNISTAS! China se torna a maior Potência Econômica do mundo

De Veja

Um dia, imaginou-se que a União Soviética superaria o PIB dos Estados Unidos . Depois, previu-se que o Japão alcançaria o feito. Mas será a China, neste ano, o primeiro país a sobrepujar a economia americana.  O avanço na exploração no gás de xisto (shale gas, em inglês) revigorou a economia americana. A queda nos custos de energia deu mais competitividade à industria e retomou empregos antes perdidos para países asiáticos. Essa transformação recente, no entanto, não é suficiente para alterar uma tendência muito mais profunda: a economia chinesa, apesar de sua desaceleração, ainda cresce em um ritmo muito superior ao da americana e é questão de tempo para que a ultrapasse e se torne a maior do mundo. O que não se imaginava é que esse troca de status fosse tão iminente.  Ela deve ocorrer ainda neste ano, usando para a comparação o critério conhecido como paridade de poder de compra. Essa metodologia suaviza as oscilações e interferências cambias e procura medir os países levando em consideração a diferença de custo de vida.

Dados atualizados pelo Programa Internacional de Comparação (ICP) com a chancela do Banco Mundial,  revelaram que a economia chinesa é cerca de 20% maior, nessa base de comparação, do que se estimara anteriormente. Assim, ela deverá alcançar os Estados Unidos em algum momento de 2014, e não em 2019, como era previsto. A liderança dos americanos pendura desde 1872, quando desbancaram os ingleses. Ainda segundo as novas medidas, a Índia superou o Japão como a terceira maior economia mundial, e o Brasil ficou em sétimo.

 

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>